FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES NA ADMINISTRAÇÃO E DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL NO ESTADO DE SÃO PAULO
Imprensa
ARTIGOS E MATÉRIAS
Democracia e luta são os caminhos para novos avanços
Escrito por: Sonia Auxiliadora Vasconcelos Silva, secretária da Mulher Trabalhadora da CUT/SP
04/03/2015

Em defesa e fortalecimento da democracia, com igualdade, autonomia e liberdade para as mulheres é o mote dos debates da CUT São Paulo para o Dia Internacional de Mulher em 2015. O tema é pertinente, pois, 20 anos após o fim da ditadura e numa democracia reconquistada com tanta luta, vemos, infelizmente, tentativas de desestabilizar um governo eleito e apoiado pela maioria do povo brasileiro.

Não é possível aceitar que os perdedores da disputa eleitoral queiram desestabilizar o país, golpeando a vontade popular, expressa em milhares de votos, e jogando fora o conjunto de avanços e conquistas que tivemos no Brasil. Querem, ainda, rifar a Petrobras, destruindo um patrimônio que é de toda a nação, mas não querem uma reforma política que combata a corrupção
Na última década, as ações do governo federal voltados às mulheres cresceram como nunca: aprovação da Lei Maria da Penha e de programas de para as vítimas de violência; políticas voltadas à saúde feminina e à educação, como o Programa Universidade para Todos (ProUni) onde elas são maioria a concluir formação superior.

Autonomia e emancipação também foram ampliadas com prioridade à mulher como beneficiária do Bolsa Família e na titularidade dos imóveis do Minha Casa, Minha Vida.

Entretanto, é preciso continuar lutando por avanços em outras áreas: no mercado de trabalho, onde as mulheres recebem salários até 30% menores que o dos homens para a mesma função.

Também lutamos para que a licença maternidade de 180 dias seja um direito de todas as mulheres; por mais creches públicas; pelo compartilhamento das tarefas domésticas que, mesmo sendo responsabilidade de toda a família, recaem somente sobre as mulheres.

Nessa luta, a CUT convoca a todas e todos e ir às ruas defender a Petrobras, a reforma política e os direitos das trabalhadoras (es) em 13 de março, a partir das 13h, na Avenida Paulista nº 901, na capital. É somente pelo caminho da democracia que teremos novos avanços para maior igualdade, autonomia e liberdade às mulheres de todo o país.
 


Todos os artigos
13/03/2015 Democracia e luta são os caminhos para novos avanços
Federação dos Trabalhadores na Administração e do Serviço Público Municipal no Estado de São Paulo
Rua Caetano Pinto, 575 - 3 andar - CEP: 03041-000 - São Paulo - SP - Telefone: (11) 2108-9271

INFOSind